Cartão Cidadão – Peça já o seu

Se você é um trabalhador é quer ter acesso aos seus direitos e usufruir de alguns benefícios que o governo disponibiliza com certeza já ouviu falar do cartão cidadão, um cartão útil para todos os brasileiros.

Hoje ele é usado para várias finalidades relacionadas ao governo e é por isso que você não pode deixar de emiti-lo, se você ainda não tem o seu, saiba que um dia possa vir a precisar.

cartão cidadão tem extrema importância para as pessoas que usam ou que vão usar em alguns serviços ou programas referentes ao governo federal.

Ele é usado em diversas situações e por isso passou a ser indispensável, assim como um documento. Muitas pessoas ainda tem várias duvidas relacionada ao cartão cidadão, se você é uma delas não deixe de conferir esse post até o final e ficar por dentro desse assunto.

cartao-cidadao

Cartão Cidadão: saiba tudo sobre esse assunto de extrema importância

cartão cidadão é útil e fundamental para todos os brasileiros e pode ser usado em diferentes situações, confira agora os tópicos mais relevantes e fique consciente da importância desse cartão.

  • O que é o cartão cidadão?

O cartão cidadão é emitido pela caixa econômica federal, é um cartão comum como todos os outros cartões magnéticos, mas a diferença está nas informações que ele oferece além de ser pessoal e intransferível.

Com esse cartão você pode consultar saldo do PIS, FGTS, entre programas do governo. Ele facilita a obtenção de serviços e benefícios assegurados aos trabalhistas.

  • Onde posso usar o cartão cidadão?

O cartão criado para unificar consultas e outros exercícios referente ao pagamento de benefícios relacionado ao governo, pode ser usado em qualquer canal de pagamento autorizado pela Caixa, sendo os bancos e as lotéricas presentes em todos os municípios brasileiros.

  • Quem tem direito ao cartão cidadão?

As pessoas que tem direito a esse cartão são aquelas que:

– Possui FGTS provisionado

– Abono salário

– Rendimento do PIS

– Estejam recebendo parcelas do seguro desemprego

  • O que eu consigo consultar com esse cartão?

Com esse cartão magnético você consegue agilizar o processo de recebimento dos benefícios além de garantir mais segurança. Com esse cartão você poderá:

– Consultar saldo do FGTS

– Extrato do FGTS

– Saldo de quotas ou rendimento do PIS

Para as pessoas que tem direito ao abono salarial e ao seguro desemprego, posem ver esses serviços diretamente do site da caixa.

  • Como solicitar o cartão Cidadão

Se você não tem o cartão do cidadão, mas possui benefícios sociais para serem recebidos, já está na hora de pedir o seu, o processo é rápido e simples, existem duas maneiras:

A primeira é você fazer a solicitação pelo telefone pelo numero 0800-726-0207 assim o atendente virtual te guiara para as opções

A segunda é você ir a qualquer agência Caixa mais próxima de você e pedir a senha de atendimento para solicitar seu cartão.

Em ambos o caso você precisará ter em mãos o numero do seu NIS (Numero de identificação Social) para que o processo seja mais rápido. Além disso precisará se identificar com os documentos:

-Carteira de Identidade

– Carteira de motorista (caso tenha)

– CTPS

– Certidão Civil

Caso eles não considerem esses documentos suficientes, será preciso ter com você um comprovante de endereço com seu CEP.

Depois disso você pode escolher que o cartão chegue à sua residência ou em alguma agencia da Caixa para você recolher em aproximadamente 15 dias.

Você terá acesso a uma senha que o habilitará de receber os benefícios disponibilizados pelo governo de uma forma pratica, por meio de pontos de atendimento da Caixa.

cartao-cidadao-

  • Consultas cartão cidadão pela internet

Para conseguir consultar alguma informação diretamente da internet, antes será necessário fazer um cadastro da senha do cartão, depois do cadastramento da senha você já terá o acesso liberado para consultas via internet como:

– FGTS – Saldo/Extrato

– PIS – Abono Salarial

– Atualizações de endereço

– Opções para recebimento de informações relacionadas via e-mail ou telefone.

Cartão Cidadão: Comentários finais

Como você pode acompanhar, o cartão cidadão tem extrema importância para quem quer ter acesso as atividades relacionadas ao pagamento de beneficio relacionadas ao Governo Federal.

Não deixe de solicitar seu cartão de ultima hora, mesmo que ele demore 15 dias para ficar pronto, mas muitas vezes você pode esperar mais do que o combinado, faça o pedido e tenha esse cartão em mãos pronto para usar quando precisar.