Consultar FGTS – Saiba mais sobre esse assunto

Tem dúvidas sobre como Consultar FGTS inativo? Então, continue conosco e saiba todas as informações

Atualmente as pessoas tem tido inúmeras dúvidas sobre o FGTS inativo e na internet existem muitas informações. Infelizmente, a grande maioria não trata desse assunto como deveria e acabam por passar informações erradas.

fgts inativo

A boa notícia é que nesse post, você vai ficar sabendo de todos os detalhes importantes que envolvem esse assunto, para garantir dados certos e assim saber o que é, quem tem direito e como sacar o FGTS inativo.

 

O que é o FGTS inativo?

 

Em dezembro de 2016 o governo, anunciou o saque do FGTS inativo, agora caso você ainda não saiba o que isso significa, continue lendo esse post para entender um pouco mais sobre esse assunto.

O FGTS como todos já devem conhecer, corresponde ao fundo de garantia, ou seja, um benefício do governo destinado a trabalhadores que acabaram sendo demitidos sem justa causa dos seus empregos. Basicamente funciona como uma espécie de “poupança” aberta por seus empregadores para que o trabalhador possa ter um subsidio financeiro que o ajude a se manter por um tempo, até arrumar um novo emprego.

Acontece que muitos trabalhadores só tinham acesso ao seu FGTS se fosse demitido sem justa causa, no momento em que se aposentasse, em caso de algumas doenças e também caso optasse por comprar uma casa própria. Atualmente é possível ter acesso a este recurso através das contas inativas do FGTS.

O governo estabeleceu um prazo e um calendário para que todos os trabalhadores que possuíssem contas de FGTS inativo, fizessem o saque do benefício. Isso trouxe um certo nível de organização e ficou mais cômodo para a Caixa fazer o pagamento.

Dessa maneira, com o saque do FGTS inativo as pessoas teriam condições de quitar dívidas, fazer compras, enfim, dar o destino desejado a esse dinheiro, sem burocracia como era feito antigamente.

Felizmente, essa medida deu muito certo e a economia, como um todo, cresceu e ajudou o Brasil em um momento de crise. Agora uma dúvida que muitas pessoas apresentam em relação ao FGTS inativo é quem tem direito a este benefício.

Se você também deseja saber esta informação, confira o tópico a seguir e se informe!

Quem tem direito de receber o FGTS Inativo?

É necessário seguir alguns critérios para receber o FGTS Inativo. São eles:

  • Já ter possuído registro em carteira;
  • Ter pedido demissão ou ter sido demitido por justa causa até o dia 31/12/2015.

Os trabalhadores que cumprirem esses requisitos, terão acesso ao FGTS Inativo. Por isso, é sempre importante estar ligado no calendário do FGTS Inativo para não perder essa oportunidade e conseguir sacar este benefício no período em que for permitido a você realizar esse tipo de procedimento.

Qual é o calendário do FGTS inativo?

Para facilitar mais a vida dos trabalhadores que ainda tinham valores relacionados ao FGTS para receber, o governo decidiu criar um calendário. Esse calendário para saque do FGTS Inativo respeitava a o mês de nascimento de cada trabalhador.

A ideia principal através disso era deixar o sistema mais organizado, diminuir as filas e dar mais segurança a todos. Felizmente, tudo funcionou como o planejado e as pessoas puderam fazer o saque do FGTS Inativo.

Além disso, foi possível também economizar tempo, pegando filas menores, tendo mais segurança e otimizando o seu tempo. Aliás, atualmente com a correria do dia a dia, conseguir não perder tempo é um grande benefício.

O calendário foi muito bem pensado, otimizado e dessa forma, é possível fazer o saque do FGTS Inativo de maneira bem tranquila. Confira abaixo o calendário de saque do FGTS Inativo:

  • A partir de 10/03- trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro.
  • A partir de10/04- trabalhadores que tenham nascido entre março, abril e maio.
  • A partir de 13/05- trabalhadores que nasceram em junho, julho e agosto.
  • A partir de 16/06- trabalhadores que tenham nascido em setembro, outubro e novembro.
  • A partir de 14/07- trabalhadores nascidos em dezembro.

 

Qual é o prazo para sacar o FGTS inativo?

 

O prazo final para o saque do FGTS Inativo encerrou dia 31/07/2017. Contudo, devido a existência de muitas contas inativas ainda pendentes de liberação para saque, o governo decidiu adiar o prazo até o final deste ano, ou seja, os trabalhadores que ainda não fizeram o saque do seu FGTS Inativo, poderão realizar este procedimento até o dia 31/12/2017.

Mas, só poderá fazer o saque do FGTS Inativo, os trabalhadores que se enquadrarem nas seguintes situações:

  • Em casos de divergências de dados cadastrais em que o pedido de saque tenha sido feita até o dia 31/07;
  • O empregador ainda não deu baixa na carteira e o pedido foi feito até o dia 31/07;
  • Todos os casos em que o pedido para saque do FGTS Inativo tenha sido realizado até o dia 31/07.

Para todas as situações citadas acima, será necessário ficar se dirigindo a caixa para acompanhar o andamento do processo e assim não perder a oportunidade de fazer o saque deste benefício.

Agora, se você deseja consultar o seu FGTS Inativo, mas não sabe como proceder, confira a seguir o passo a passo simplificado que elaboramos para que você consiga efetuar a consulta deste benefício e assim possa saber a quantia exata de que tem direito.

 

Passo a Passo para consultar o saldo do FGTS Inativo

 extrato fgts inativo

Para saber como consultar o saldo do seu FGTS Inativo é muito simples. Você só precisa seguir o passo a passo abaixo e estar por dentro de informações como:

  • A consulta poderá ser feita de qualquer sistema operacional;
  • Também é possível consultar de qualquer navegador;
  • A consulta tem caráter apenas informativo.

Siga o passo a passo abaixo e veja como é fácil fazer a consulta deste benefício:

Passo 1- Acesse o site da caixa através desse link e abrirá a imagem a seguir.

Passo 2- Agora é o momento de você inserir os seus dados pessoais, você poderá consultar tanto por CPF quanto por NIS/PIS/PASEP. Se fazer a opção pelo CPF, você encontra o número no seu CPF ou RG mesmo. E o número do NIS/PIS/PASEP você encontra no seu cartão cidadão.

Passo3- Em seguida, basta preencher a sua data de nascimento, por fim só clicar em “não sou um robô”. E você irá fazer a conferência do seu saldo FGTS Inativo.

Como é feito o pagamento do FGTS Inativo?

O pagamento do FGTS Inativo será realizado nas agências da Caixa e para quaisquer valores. Normalmente valores até R$ 1.500,00 são retirados na hora e para quantias maiores é preciso esperar alguns dias. Em casos de divergências de valores, é possível qu a Caixa também demore para fazer o pagamento.

Na hora de ir fazer o saque deste benefício é muito importante que você tome alguns cuidados:

  • Organize todos os documentos necessários para efetuar o saque do seu benefício. Em caso de dúvida, acesse o site da Caixa ou vá direto a uma das agencias deste banco para se informar sobre a documentação necessária para receber este benefício;
  • Uma vez que estiver com o dinheiro do FGTS em mãos, evite leva-lo sozinho para casa. De preferência faça o saque e já direcione esse dinheiro para uma nova conta bancaria. Assim você evita que roubos ou furtos acabem acontecendo com você.
  • Evite passar dados como senhas para o saque deste benefício a terceiros. Se possível, faça você mesmo o saque, pois dessa forma você evitará problemas com o saque deste benefício.
  • Se preferir levar o dinheiro do FGTS Inativo para casa, procure levar alguém de confiança para receber o benefício com você, principalmente se já for uma pessoa de idade, onde o risco de assalto tende a ser maior.
  • Só faça a consulta do seu benefício pela internet, através de equipamentos confiáveis e seguros, para evitar extravio ou roubo de dados por hackers.

Tomando os devidos cuidados, você ficará mais seguro quanto a recebimento do seu FGTS Inativo e assim poderá planejar a melhor forma de investir esse dinheiro extra, seja no pagamento de contas, como tem feito a maioria dos brasileiros, ou mesmo fazendo aquelas compras tão desejadas, mas que a falta de dinheiro o impossibilitava de fazer!

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto! Aproveite também para conferir o artigo que falar sobre como fazer a consulta do FGTS, para tirar suas dúvidas acerca da consulta deste benefício, que é um direito de todos os brasileiros!