Extrato do INSS: Confira o passo a passo para retirar o seu

O Extrato do INSS é muito importante. Além de ser um comprovante de renda para várias coisas, como, por exemplo, na hora de realizar o financiamento de uma casa ou carro, ele também é um elemento essencial na hora de fazer um crédito consignado. Sem contar nos inúmeros serviços que também o utilizam.

Contudo, apesar de ser um documento importantíssimo, muitas pessoas não sabem aonde nem como retirá-lo. Ao contrário do que grande parte da população pensa, retirar o Extrato do INSS não é uma tarefa complexa. Na verdade, é possível obtê-lo tanto em agências bancarias, como, também, na internet.

Qualquer pessoa que seja beneficiada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode retirar esse comprovante. Além de ser um ótimo meio de conferir os pagamentos que estão sendo recebidos, ele também é um item obrigatório na hora de solicitar alguns benefícios sociais.

Com ele, é possível, por exemplo, solicitar descontos IPTU, bem como em serviços básicos como água e esgoto. Além disso, ele é essencial para se conseguir aprovação em créditos bancários e empréstimos com juros mais baixos.

Como retirar o Extrato do INSS?

 

Basicamente, existem duas formas para se retirar o Extrato do INSS, indo até uma agência da Previdência Social ou por meio do portal da instituição. Ambas são bem fáceis e podem ser feitas por qualquer pessoa que seja beneficiada pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Confira abaixo o passo a passo para cada uma delas.

Extrato Online

Para retirar o Extrato do INSS de forma online é fácil e sem filas.

extrato inss

  • A primeira coisa que você deverá fazer é acessar o site da Previdência Social por meio do endereço eletrônico http://www.previdencia.gov.br/. Lá, estando na página inicial você deve localizar na coluna à esquerda a aba “Serviços do INSS”.
  • Nela, encontre e clique na a opção “Extrato de pagamento de benefício”. Você será redirecionado para uma nova página. Em seguida, clique no link http://meu.inss.gov.br e depois em “Histórico de Crédito do Benefício”. Aparecerá uma tela dizendo “Este extrato precisa de autenticação” clique então em “Fazer Login”.
  • Agora se você já tiver uma senha basta colocar os seus dados. Contudo, se você ainda não tiver feito uma, clique na opção do lado direito da tela para criar uma senha provisória.
  • Clicando nessa opção você será novamente redirecionado para uma nova rela na qual será necessário inserir alguns dados, são eles: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe e Estado de Nascimento. Caso você seja estrangeiro ou não tenha o nome da mãe no registro é possível pular essas opções.
  • Em seguida basta clicar em confirmar e uma senha provisória será gerada para si. Ela só será útil para a criação da sua senha definitiva, que é o próximo passo para se retirar o Extrato do INSS.
  • Com a senha provisória em mãos, você deve fazer o login no mesmo link passado anteriormente (http://meu.inss.gov.br aba “Histórico de Crédito do Benefício”). Uma mensagem orientando para a criação para uma nova senha aparecerá.
  • É muito importante que você tome cuidado na hora de elaborá-la e, principalmente que você a anote, pois, ela precisa ser alfanumérica, ter nove dígitos, conter um caractere especial (#@$%!*-/+.) e possuir pelo uma letra maiúscula e outra minúscula.
  • Depois de criar essa senha você será redirecionado para uma nova página onde poderá emitir o Extrato do INSS e escolher entre a opção salvar em PDF ou imprimir.

Caso algum problema ocorra durante esse processo, ou alguma dúvida surja, você pode ligar para o 135. A Central de Atendimento da Previdência Social funciona de segunda-feira a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Agências Bancárias

extrato do inss

Outra opção para quem deseja retirar o Extrato do INSS é ir até a agência bancária onde o beneficiário possui a conta na qual recebe os pagamentos e retirar o comprovante nos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos).

Para isso, basta a pessoa usar cartão e a senha utilizado para sacar o benefício e clicar na opção retirar extrato. Contudo, é muito importante ressaltar que esse serviço só está disponível nos caixas eletrônicos das agências, ou, de um único banco. Os 24h que atendem várias instituições não tem essa opção.

Como Salvar o Extrato do INSS em PDF ou Imprimi-lo

É muito comum e útil que você tenha uma cópia do seu Extrato do INSS, seja online ou física. Isso porque ele é um importante comprovante que pode ser utilizado em diversas situações.

Para salvar em PDF ou imprimir esse documento é fácil, basta você, utilizando o navegador Google Chrome realizar o processo de geração citado anteriormente. Quando você estiver com o extrato na tela, pressione no seu teclado as teclas CTRL + P.

Você abrirá uma nova janela com uma pré-visualização do Extrato do INSS. Para imprimir, basta clicar na opção “imprimir” que o documento será enviado para a sua impressora. Agora, para guardar o comprovante, encontre na coluna da esquerda a opção Destino” e altere ela para “Salvar como PDF”.

Uma outra janela será aberta e você deverá escolher o local no seu computador onde você deseja que o arquivo seja salvo. Em seguida basta clicar em salvar e você terá o seu Extrato do INSS salvo em PDF.

Consulta do Extrato do INSS Empresa

Se você possui uma empresa, saiba que também é possível retirar o Extrato do INSS. Com ele, além de acompanhar as contribuições, você também poderá realizar uma série de ações nas quais é imprescindível que você tenha o comprovante.

Para ter acesso a esse comprovante, a empresa que contribui para a Previdência Social precisa, na verdade, emitir o Extrato de Contribuições de Empresas e Equiparados. Confira abaixo como emitir esse documento.

  • O primeiro passo para emitir o Extrato de Contribuições de Empresas e Equiparados, que nada mais é do que o Extrato do INSS para empresa, o empresário precisa acessar o DataPrev por meio do link http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/aguia02/aguia02.html.
  • Em seguida, para iniciar a consulta é necessário escolher entre CNPJ e CEI, e, em seguida, informar o identificador, a competência e a senha (caso não tenha ela é preciso clicar em cadastrar senha e seguir o passo a passo).
  • Ao informar esses dados, o empresário será redirecionado para uma nova janela onde poderá imprimir ou salvar o comprovante seguindo os mesmos procedimentos citados anteriormente.

Esse comprovante é essencial para que o empresário saiba quais foram as contribuições realizadas até o momento, bem como verificar a sua situação perante a Previdência Social.

Pagamento do INSS

Além de como retirar o Extrato do INSS, outra dúvida muito frequente dos beneficiados é em relação aos pagamentos. Muitos ainda não sabem, mas eles são realizados de acordo com uma tabela que é anualmente divulgada pela Previdência Social junto com o Governo Federal.

Esse calendário é essencial, pois, existem milhares de pessoas que são beneficiadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Logo, para organizar de forma mais clara o repasse de valores, essa tabela é indispensável.

Para quem está recebendo algum benefício do INSS, acompanhar esse calendário também é muito importante, isso porque, geralmente os pagamentos são feitos em meses diferentes. Por conta disso, é preciso se organizar financeiramente para conseguir utilizar os valores da melhor maneira.

Além disso, mesmo as pessoas que ainda não recebem qualquer benefício do Instituto Nacional do Seguro Social precisam acompanhar essas datas. Isso porque, dessa maneira, fica mais fácil compreender a porcentagem de contribuição mensal e como ela irá interferir no futuro.

Usando o Extrato do INSS na Declaração do Imposto de Renda

Muitas pessoas não sabem, mas o Extrato do INSS é um documento usado na para fazer Declaração de Ajuste Anual do IRPF, que é essencial na hora de declarar o Imposto de Renda.  Isso porque, ele auxilia pessoas que precisam fazer algum tipo de correção ou justificar algum valor perante o Governo.

Para utilizar o Extrato do INSS na declaração do Imposto de Renda o ideal é que o beneficiário fale com um contador. Isso porque ele poderá verificar se existem algumas correções que precisam ser verificadas ou informadas para a União.

Tirar o Extrato do INSS com frequência é essencial

Muitas pessoas que são beneficiadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social só possuem essa renda. Por conta disso, é muito importante que elas emitam o Extrato do INSS com frequência. Isso porque, com esse documento é possível acompanhar os pagamentos que foram feitos.

Além disso, esse comprovante é essencial para que os beneficiários possam pedir outras vantagens que podem ajudá-los a terem uma vida mais tranquila, como, por exemplo, descontos no IPTU e em serviços básicos como água e luz.

Isso sem contar, também, que existem várias instituições financeiras que oferecem linhas de crédito e empréstimo especial para quem é pensionista ou aposentado e precisa de um dinheiro a mais para pagar uma dívida ou comprar algo com um valor maior.

Por conta disso, agora que você já sabe como é fácil obter o Extrato do INSS, seja pela internet ou em caixas eletrônicos, não deixe de ter esse documento em mãos para possíveis ocasiões que ele possa ser necessário.