FGTS Inativo – Como Sacar seu FGTS e Datas do FGTS Inativo

fgts-inativo

O Fundo de Garantia Inativo ou FGTS Inativo são contas do FGTS que já não estão mais recebendo depósitos das empresas empregadoras, devido a revisão do vinculo empregatício, ou seja, ocorreu um encerramento do contrato de trabalho.

Esse encerramento do contrato faz com que o FGTS torne-se Inativo, por isso, o termo FGTS Inativo tem sido tão usado como referência ao FGTS nesse ano de 2017.

Outro ponto que evidênciou a questão da inatividade do FGTS ou do FGTS Inativo foi a liberação do saque dos recursos do FGTS Inativo para contas que se tornaram inativas até 31/12/2015.

Desta forma, o governo decidiu permitir o saque do FGTS Inativo, por qualquer razão, desde que respeitado o período máximo de Inatividade do FGTS.

Segundo os dados divulgados pelo Governo Federal mais de 85% das contas com FGTS Inativo acumulam valores de até  salário mínimo, ou seja, não são quantias muito grandes de dinheiro que serão resgatados pela maioria durante essa liberação do FGTS.

FGTS Inativo – Saque do FGTS Inativo, extrato FGTS, calendário FGTS inativo

A divulgação da liberação do FGTS Inativo por parte do Governo Federal gerou uma grande procura sobre o assunto nas agências da caixa, no sites relacionados ao FGTS também, todo mundo querende saber qual o seu saldo e se realmente poderiam usufruir do valor do FGTS Inativo liberado pelo Governo.

O ideal antes de sair de casa e comparecer pessoalmente a uma agência da caixa, é buscar na internet, o maior número de informações sobre o processo, datas e formas de conseguir realizar o saque do FGTS Inativo.

Agindo desta forma, você economiza tempo e comparece pessoalmente até uma agência quando for necessário, seu saldo já estiver liberado e em sua posse toda a documentação necessária para realizar o processo de consulta e saque dos valores do FGTS.

 

Como sacar o FGTS Inativo?

Para sacar o FGTS Inativo o você deve primeiramente consultar o saldo disponível e garantir que a sua conta do FGTS esteja inativa até 31/12/2015.

Para realizar a consulta do seu Extrato do FGTS Inativo que está disponível, a caixa, liberou um link com um passo a passo para consulta e através dele você consegue obter acesso aos seus dados do FGTS:

https://www.contasinativas.caixa.gov.br/pages/inter/home.html

Lembramos da nossa recomendação. Sempre que for buscar seus dados pessoais na internet, utilize seu login apenas em sites e aplicativos oficiais do Governo. Desta forma, você garante a veracidade das informações e também a sua segurança.

Quais os valores permitidos para saque do FGTS?

Não existe um valor limite para saque do FGTS Inativo. O valor levantado pelo Governo gira em torno de R$ 30 bilhões totalizando mais de 10 milhões de trabalhadores que poderão sacar os seus recursos guardados no FGTS.

Outra informação divulgada pelo Governo Federal é que 87 % das contas com FGTS Inativo disponíveis para saque os valores não passam de até 1 salário mínimo, desta forma, a grande massa de trabalhadores que vai sacar o valor, não tem tanto recurso disponível para saque na sua conta do FGTS.

Por isso, de acordo com essas informações você vai poder sacar todos o seu recurso disponível.

Calendário FGTS Inativo

O calendário de saque já foi divulgado para o ano de 2017. Ele foi baseado no mês de nascimento dos trabalhadores. Ou seja, de acordo com o mês em que cada trabalhador nasceu, os recursos do FGTS Inativo serão disponibilizados.

Tabela FGTS 2017

Já saiu a tabela do calendário FGTS 2017, confira abaixo a data de pagamento para você conforme o seu mês de aniversário:

Calendário FGTS Inativo 2017
Fazem aniversário em: Receberão em:
Janeiro Março
Fevereiro Março
Março Abril
Abril Abril
Maio Abril
Junho Maio
Julho Maio
Agosto Maio
Setembro Junho
Outubro Junho
Novembro Junho
Dezembro Junho

 

Como consultar o saldo do FGTS?

Existem diversas formas de você consultar o seu saldo do FGTS ou do FGTS Inativo. As melhores delas são através do site da caixa e do aplicativo oficial do FGTS também.

O aplicativo para android você encontra mais informações para download neste link: Aplicativo FGTS.

Já para realizar a consulta através da internet você tem duas formas.

A primeira é acessar esse site: https://www.contasinativas.caixa.gov.br/pages/inter/home.html

Nele você vai preenchendo os seus dados e consegue consultar apenas as informações referentes ao saldo do FGTS Inativo, se ele existir.

A outra forma você consegue consultar todas as suas contas relacionados ao FGTS, estando essas contas do FGTS Inativas ou não. Podemos dizer que essa forma de consulta é a mais completa e te deixa a par de toda a sua realidade com o FGTS e não apenas com o seu FGTS Inativo.

Para realizar essa consulta você vai acessar o site:

https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto-FGTS

Nele você vai digitar o número do seu pis e a sua senha. E basta seguir o seu passo a passo é bem simples e você consegue consultar aqui os dados totais do seu FGTS, de todas as empresas, estejam eles inativos ou ativos.

Caso você não possua a senha de acesso ao FGTS você pode criar a sua e posteriormente realizar o acesso aos seus dados sem problemas algum.

E ai, restou alguma dúvida? Deixe nos comentários 🙂