Em maio deste ano, especialmente entre os dias 1º e 7º, cerca de 11 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão pagamentos referentes à revisão do auxílio-doença.
A revisão foi assinada por convênio entre o centro e o MPF em 2012, e abrangerá os trabalhadores que se acidentaram entre 2002 e 2009, quando receberam auxílio-doença, como licença médica.
Na época, o INSS descartou 20% das contribuições mínimas da Previdência Social para o cálculo do salário médio dos empregados. O primeiro conjunto de pagamentos de revisão de serviço foi feito em 2013. A coleção de maio deste ano será a última.
Quem pode receber o lote de maio da revisão do INSS?
São elegíveis aqueles que se beneficiaram de algum benefício por incapacidade entre 2002 e 2009, incluindo:
assistência emergencial;
Cuidados com a doença;
Ao se aposentar por invalidez;
Pensão por morte.
E que, além disso, em maio de 2012 (quando o acordo foi alcançado):
Eles tinham 45 anos;
Eles não receberam mais o lucro calculado erroneamente;
Eles tinham direito a mais de seis mil dólares.
De acordo com o INSS, as consultas só poderão ocorrer até o final de abril. Isso porque a conclusão do processamento do pagamento ainda demorará um pouco. As consultas podem ser feitas pelo site ou solicitando Meu INSS ou ligando para o 135.
Como realizar a consulta?
Consultoria com o Meu INSS (site ou aplicativo):
Acesse meu INSS;
Entrar com CPF e senha;
Na página inicial, digite a lupa no topo da página: “Atualizar”;
Entre as opções, aparecerá “Análise de Benefícios – artigo 29”. Selecione;
O sistema irá notificá-lo se algum preço estiver disponível ou não. Caso contrário, a mensagem “Consulta revisão artigo 29 não retornou dados ao cidadão” será exibida na tela.
Para ligar para o número 135, basta ligar para a central por telefone fixo (gratuito) ou celular (conta de telefone local) de segunda a sábado, das 7h às 22h.