Clique no ícone para atualizar

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Todo brasileiro que tem direitos trabalhistas a receber, tal qual FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, necessita do PIS para concretizar o recebimento. Porém, muitas pessoas não sabem qual o número e como consultar o PIS. Veja a seguir como consultar este número apenas com o CPF. 

O que é o PIS?

O PIS corresponde ao Programa de Integração Social e relaciona-se a um pagamento de tributo que todas as empresas fazem para que o seguro-desemprego e abono salarial de seus funcionários seja financiado. O PIS tem o intuito de fazer com que trabalhadores de baixa renda recebam ajuda financeira em certos períodos.

Existe também o PIS/PASEP ou NIT/PIS. O PASEP é o PIS para servidores públicos. O NIT é o responsável por substituir o PIS/PASEP, ele é o Número de Identificação do Trabalhador. 

O que e PIS
O que é o PIS? Fonte/Reprodução: Original

A numeração do PIS não sofre alterações em nenhum momento, mesmo que a pessoa mude muitas vezes de trabalho, o PIS permanecerá o mesmo desde sempre. O PIS e o Pasep atuam como um  14 salário de todos os empregados de baixa renda. Os valores equivalem a um salário mínimo atual e podem ter variações conforme o tempo em exercício na atividade do trabalhador. 

No presente, as quantias em dinheiro são destinadas ao FAT (fundo de amparo ao trabalhador), que tem como responsabilidade de custear todos os benefícios de direito do trabalhador, como, por exemplo, o seguro-desemprego, abono salarial, etc. 

Como fazer a consulta do meu PIS?

Há muitos meios para fazer a consulta PIS online, a  maioria desses métodos requer a numeração do CPF para que a busca se concretize com sucesso. Por isso, para aqueles que não sabem o número do PIS de cabeça, lembre-se de estar com o CPF preparado para conseguir consultar o PIS.

O meio mais aplicado atualmente é a consulta do PIS pelo site Meu INSS. Para realizar essa busca, basta entrar no site com o cadastro gov.br. Logo na primeira página, insira o CPF conforme pedem.

Na página inicial, procure e clique na opção ‘’Meu cadastro’’. Na próxima página, basta localizar a numeração do NIT/PIS. Além dessa maneira, existem outras formas de efetuar a consulta do PIS  com utilização do número do CPF. Veja a seguir.

Como consultar o PIS pelo CPF?

Para aqueles que preferem fazer a pesquisa de seus dados por um aplicativo, é possível fazer a consulta do PIS com o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Por lá, o processo é o de sempre. Basta logar o aplicativo com o cadastro da conta Gov e o CPF.

Uma vez no App, basta procurar pela área ‘’Contratos’’. Neste ambiente, é possível visualizar todos os contratos de registros já feitos pelas empresas em que o trabalhador passou. Para a consulta do número do PIS, basta optar pelo indicador‘’+’’, que estará na frente do nome da empresa atual do trabalhador. 

Como consultar o PIS pelo CPF?
Como consultar o PIS pelo CPF? Fonte/Reprodução: Original

Outro aplicativo que ajuda na hora da consulta do PIS é o App Caixa Trabalhador. Como na Carteira de Trabalho Digital, é preciso informar o CPF no momento do login e clicar em ‘’próximo’’. Se o cadastro não tiver sido concretizado, um e-mail de confirmação será enviado para verificar o cadastro.

Ao fazer o login, basta procurar pela aba ‘’Meu Nis’’, presente na parte superior esquerda da tela do aplicativo. Neste ambiente, estará disponível para verificação o NIS, que corresponde a numeração do PIS.

Além desses, há outros meios para realizar a consulta do PIS, porém, é preciso reforçar que todo o processo existente precisará da numeração do CPF. Por isso, tenha o em mãos antes da consulta. 

Calculadora da Idade Atual

Dia 01020304050607080910111213141516171819202122232425262728293031 Mês JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro Ano Idade Vivido