Mercado é um negócio que envolve a compra e venda de roupas, geralmente por lojas ou indivíduos. Os preços a priori para esses eventos são inferiores ao normal, mas não superiores aos do bazar.
O dono de uma mercearia geralmente tem recursos para investir em um negócio. Abra uma loja física ou de roupas, compre roupas usadas e contrate vendedores.
Em uma mercearia, a maioria das roupas são lavadas e passadas antes de serem vendidas. As peças são dispostas em tipos, cores e tamanhos para facilitar a escolha dos clientes e até mesmo combinar com o design do ambiente.
Faça um planejamento antes de abrir um mercadinho
Se você é um ávido leitor do nosso Blog, já percebeu que em muitos de nossos artigos, a edição é um tema atual.
Não à toa, segundo a Causa Mortis, estudo do SEBRAE que mostra os motivos do fechamento de empresas, a inconsistência é um dos motivos do enfraquecimento dos negócios.
As informações básicas são muitas vezes esquecidas pelos empreendedores. Então, é como tentar construir uma casa começando com um telhado. Você sabe que isso é impossível.
“Mas apenas mantimentos, coisinha, você não precisa de tudo isso!”
Não, não é apenas uma mercearia. Afinal, seu negócio é sua fonte de renda. Assim, associar a importância de um bom planejamento ao tamanho de uma empresa é um grande erro que pode levar seu negócio a perder as portas rapidamente.
Busque a capacitação constante
Ser capaz de vender não é suficiente para manter o negócio funcionando. Afinal, o mercado está cada vez mais volátil, os consumidores estão mais exigentes e os concorrentes estão se preparando para isso.
Em tudo isso, não treinar antes de montar um mercado é como se jogar no mar sem saber nadar.
Contanto que você tenha uma boa experiência de mercado, a qualificação nunca foi tão dolorosa. Além disso, as coisas mudam muito rapidamente e você precisa acompanhar essas mudanças.
Existem muitos recursos e cursos gratuitos que terão um enorme impacto no seu programa de aprendizado. Além do blog Casa Magalhães, Sebrae, Abras, Fundação Bradesco, Google, Endeavor, algumas das plataformas de estudo podem te ajudar nessa jornada de conhecimento.
Faça uma boa gestão financeira
De acordo com um estudo da Causa Mortis, 39% dos empreendedores desprivilegiados nem sabiam quanto dinheiro precisavam para abrir uma empresa.
“Capital operacional é o dinheiro que uma empresa tem para cumprir as obrigações de curto prazo e garantir a continuidade de suas operações.”
Se você não sabe para onde ir quando o assunto é finanças, busque treinamento ou peça ajuda de alguém de sua confiança. No entanto, não se deixe perder.
Não deixe a gestão financeira do seu mercado para depois da abertura, faça esta ação em ordem. Dessa forma, as chances de ser pego de surpresa são pequenas e, nesse caso, você estará preparado.
Existem erros comuns quando se trata de gestão financeira corporativa. Evitar esses erros pode não ser uma tarefa fácil, mas trará muitos benefícios para o seu negócio.