Clique no ícone para atualizar

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Se você ficou sem o seu documento de identidade devido a alguma circunstância, seja ela por: roubo, perda ou precisou dele e esqueceu em algum lugar, saiba que você pode consultar seu RG através do CPF!

O RG (Registro Geral) é de suma importância para qualquer cidadão brasileiro, pois você precisa do documento para realizar várias coisas, além de se identificar quando solicitado. Em relação a finanças pessoais, é imprescindível o documento para financiar um imóvel ou bem, realizar empréstimos e até mesmo abrir conta bancária. 

Dessa forma, é bom você estar sempre com o documento consigo. Mas, se por algum imprevisto você não tiver acesso ao seu Registro Geral, saiba que você pode realizar a consulta de forma online, utilizando apenas o CPF.

O que é o RG e o CPF?

Esses documentos fazem parte do cotidiano de qualquer cidadão brasileiros em todas as instâncias, e são de direito de todo brasileiro, eles são necessários para fazer atividades que garantem a qualidade e padrão de vida dos cidadãos brasileiros, além de sua importante participação social e econômica, alguns exemplos são: abrir conta bancária, solicitar cartão de crédito, matricular-se em escolas públicas ou particulares, adquirir serviços e bens, transitar em meios de transporte, inscrever em provas e concursos públicos, acesso a saúde pública e privada e fazer viagens nacionais e internacionais. 

O que é o RG e o CPF

Fonte/Reprodução: original

RG (Registro Geral)

Tradicionalmente conhecido como RG, o documento é utilizado para reconhecer qualquer cidadão brasileiro e contém informações primárias para sua identificação, tais como: nome, nome dos pais, local de nascimento, data de nascimento e número do RH.

CPF (Cadastro de Pessoa Física)

O CPF é um documento composto pela Receita Federal (RF) cuja utilidade é controlar o órgão para identificar as pessoas que contribuem para o Imposto de Renda. São 11 dígitos numéricos que constam no documento, além do nome completo e sua data de nascimento.

Como descobrir seu RG pelo CPF

Se você precisa descobrir seu RG através do CPF, você precisa entrar no site Meu INSS, que é da Previdência Social. Lá constará seus dados cadastrais e é o jeito mais fácil de obter seu número de RG de forma simples e rápida. 

Para acessar o cadastro basta ter os números do CPF, confira a seguir: Acesse o Meu INSS, lá estará a função Extrato Previdenciário, clique nessa função e faça o login para acessar seu cadastro. Se você não tiver um cadastro, você poderá encontrar na mesma tela a opção cadastre-se que fica na parte inferior da tela. Preencha os campos com suas informações e responda algumas perguntas simples. Com seu cadastro feito, suas informações irão aparecer na tela. Basta clicar em ‘’Dados’’, lá constará seus dados e documentos atrelados ao cadastro na Previdência Social, também constará sua identidade.

Na parte inferior da tela, constará informações de sua identidade com seu número do RG, data e local de emissão. 

Tem como consultar o RG no site da Receita Federal?

Se você prefere consultar o RG através do site da Receita Federal, saiba que é bem fácil, basta entrar no site da RF e inserir os seguintes dados: número do CPF e sua Data de Nascimento, após isso, clique na caixinha que comprova a veracidade da sua pessoa, nela está escrito ‘’Eu não sou um robô’’.

Gerador de Código de Barras

Você pode gerar um código de barras simples e funcional, digite o valor ou algum código e o próprio sistema irá gerar o código de barras.