Clique no ícone para atualizar

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O prazo para empresas, instituições financeiras e varejistas apresentarem declarações de imposto de renda termina em 28 de fevereiro.

O calendário oficial da declaração do imposto de renda deve ser divulgado pela Receita Federal nos próximos dias.

Porque precisa do relatório?

O relatório é essencial para que o funcionário preencha a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, com informações sobre o total de recibos do ano anterior, descontos do INSS e o valor do imposto retido na fonte.

No relatório recebido pelo empregador, constam os rendimentos totais de 2021, além do 13º salário, e outros rendimentos finais, como participação nos lucros.

Imposto De Renda: Comprovantes Serão Emitidos Até Dia 28

O documento pode ser enviado online sem precisar ser postado. De acordo com a Receita Federal, a responsabilidade é do empregador ou do banco se não enviar o laudo no prazo estipulado ou enviar o documento por engano.

É necessário coletar documentos comprobatórios se o funcionário foi demitido no ano passado.

Para aposentados e pensionistas, a declaração de renda está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo com o mesmo nome. Para acessar, basta seguir os mesmos passos para visualizar outras cotações.

Esses dados são necessários para que a Receita Federal verifique as informações e garanta que o contribuinte preencha os dados sobre erros, evasão fiscal, tenha conhecimento da alíquota individual do contribuinte e se tem restituição.

Caso o contribuinte possua conta em mais de um banco ou trading, é necessário receber relatórios de todas as instituições onde o serviço está armazenado. Os sistemas de saúde e os fundos de pensões também são obrigados a fornecer prova.

Atraso no informe de rendimentos

Caso o relatório salarial não seja apresentado até o dia 28 deste mês, o funcionário deve entrar em contato com o RH da empresa e relatar o ocorrido. Se o atraso não for resolvido, o contribuinte pode apresentar reclamação junto do IRS.