Clique no ícone para atualizar

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Começou o Edital do Imposto de Renda 2022, que terá um prazo curto este ano: de 7 de março a 29 de abril.

Além de diminuir o prazo de declaração do IRPF, a Receita Federal anunciou algumas novas tecnologias no processo.

Basicamente, é pago com Pix. Anteriormente, um contribuinte só podia notificar uma conta bancária (poupança, corrente ou pagamentos) para o receber. Até 2022, a Receita incorporará a opção de inserir uma única chave Pix no processo. Confira as novidades em detalhes:

Restituição do Imposto de Renda via PIX

O sistema de transferência rápida de dinheiro do Banco Central pode ser utilizado para fins de Imposto de Renda, tanto para amortização quanto para fins tributários.

Para os contribuintes que desejam receber o reembolso pelo Pix, devem informar a chave vinculada ao CPF. O IRS não aceitará outros tipos de chaves, como e-mails ou números de telefone.

Imposto De Renda: Temos Novidades No Processo De Declaração!
Imposto De Renda: Temos Novidades No Processo De Declaração!

O novo design permitirá maior facilidade no processamento de pagamentos, além de reduzir o reagendamento de depósitos por erro tipográfico ou alteração de conta, pois a chave Pix pode ser transferida para outra unidade a qualquer momento que o cliente desejar.

Como mencionado anteriormente, também poderá pagar impostos mais rapidamente com o Pix. O Guia do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) será fornecido com um QR Code que pode ser escaneado mediante solicitação e pago com uma ferramenta rápida.

Declaração pré-preenchida

Este ano, o acesso ao anúncio concluído anteriormente foi expandido. Agora, todos os doadores com conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br terão acesso.

O centro estará disponível a partir de 15 de março e recolherá informações dos contribuintes sobre rendimentos, deduções, bens e direitos, entre muitos outros.

Cabe a ele examinar criteriosamente se as informações são completamente precisas, capazes de verificar os dados ou alterar, inserir ou extrair as informações solicitadas.

Testes de COVID-19

De acordo com a Receita Federal, os testes de covid-19 podem ser deduzidos da declaração de imposto de renda como despesas médicas. Serão aceitos apenas exames laboratoriais, e comprovante de pagamento. Não serão permitidas deduções nos testes na farmácia, nem mesmo nas faturas.

Auxílio Emergencial

Muitos cidadãos que receberam o Auxílio Emergencial no ano passado e conseguiram um emprego ainda se perguntam se precisarão devolver o benefício.

As declarações fiscais são obrigatórias apenas se o lucro tributável for igual ou superior a R$ 28.559,79 (R$ 2.196,90 por mês, incluindo o pagamento 13) em 2021.

Caso você não corresponda ao perfil acima, pode ter certeza, a declaração de imposto de renda 2022 não é obrigatória no seu caso.

Gerador de QR Code

Jeito fácil e rápido para gerar QR Code a partir de Texto ou URL, você pode baixar o código e compartilhar, facilitando o acesso a informação que deseja mostrar.