O Instagram anunciou na última segunda-feira (28) o fim do IGTV, aplicativo vinculado a uma plataforma de mídia social para compartilhamento de vídeos de longa data, em março deste ano.
O objetivo da empresa é integrar todos os seus vídeos e recursos ao aplicativo principal do Instagram, de forma coesa. Assim, as pessoas poderão acessar facilmente o conteúdo quando acessarem a rede social em seus smartphones.
A Meta (controladora do Instagram, WhatsApp e Facebook) visa desenvolver e focar no aspecto de vídeo para crescer na categoria e competir com o concorrente mais forte da China, o TikTok.
Fim do IGTV do Instagram
Com esta declaração, feita em seu blog oficial, o Instagram também anunciou que os anúncios do IGTV vão acabar. Os criadores de conteúdo que ganham dinheiro com esses anúncios, no entanto, não precisam se preocupar. A empresa promete um pagamento mensal intermediário com base na receita mais recente.
A Meta também promete ler a “nova” experiência de anúncios, permitindo que os criadores de Reels monetizem seus vídeos.
O novo fechamento do IGTV não deve chocar muitos usuários, pois o recurso ficou para trás após o lançamento do Reels, que permite o compartilhamento de vídeos curtos com fácil visualização.
Uma nova forma de assistir a vídeos
O fim do IGTV não é a única novidade. Em seu post, o Instagram promete melhorias na forma como os usuários visualizam os vídeos. A empresa diz que as mudanças serão baseadas no feedback que recebe dos criadores de conteúdo.
Todos os vídeos no aplicativo agora terão uma opção de visualização em tela cheia e uma opção de toque para silenciar. Além disso, o Instagram disse que está trabalhando na criação de uma maneira mais eficiente de compartilhar e alcançar outros usuários.
“Os vídeos são uma grande parte do motivo pelo qual as pessoas gostam do Instagram”, diz o Instagram, juntamente com seu entusiasmo em melhorar seus recursos.