Banco Central está trabalhando na criação de moeda digital no Brasil: realidade digital. A visão é melhorar o mercado de pagamentos de varejo e incentivar o acesso a serviços bancários para pessoas que ainda não foram incluídas.
O que é o Real Digital?
O verdadeiro digital será o CDB (Digital Bank Money) que significa em português o Dinheiro Digital Emitido pelo Banco Central. Isso significa que terá uma instituição financeira reguladora por trás, neste caso o Banco Central, em contraste com as criptomoedas regidas pela lei de oferta e demanda.
Em outras palavras, o real digital será uma versão digital baseada e com o mesmo valor da nossa moeda atual, o Real. Com ele, será possível disponibilizar hoje serviços bancários, como depósitos bancários, por exemplo.
O dinheiro digital será outra opção para os brasileiros acostumados a usar a tecnologia no trabalho bancário. Para se ter uma ideia, até 2020, apenas 35% das transações financeiras no Brasil são feitas por meio de cédulas, segundo o Global Payments Report.
No entanto, para o Banco Central lançar o projeto, o mercado brasileiro precisa amadurecer . O digital digital parece ser a ferramenta ideal para essas atividades”, disse um comunicado da organização.
Sobre a implementação do Real Digital
Com relação à implementação dos gastos digitais no país, o plano é iniciar a fase de participação da população até o final deste ano até 2023, e somente até 2024 o dinheiro digital será utilizado pelo BC no Brasil.