Perdi minha carteira de trabalho: como posso recuperar o número?

Veja aqui no nosso site como você pode recuperar o número de sua carteira de trabalho.

Clique no ícone para atualizar

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um documento essencial para qualquer cidadão brasileiro é a Carteira de Trabalho. Pois nela consta todo histórico profissional que uma pessoa possui, o que lhe dá o direito de benefícios trabalhistas seja atualmente ou no futuro.

No entanto, existem milhões de casos de pessoas que por descuido, ou algum imprevisto, a carteira de trabalho acaba sendo perdida, por isso, preparamos pra vocês, como recuperar o número e saber seus registros caso estejam neste tipo de situação desagradável.

Como ver os registros da carteira de trabalho pela internet?

Para isso, você precisará contar com uma série de dados para realizar a consulta: primeiramente seu nome completo com seu CPF, data de nascimento, nome completo da mãe e ter em mãos o número do NIS.

Como ver os registros da carteira de trabalho pela internet
Fonte/Reprodução: original

Com todos esses dados em mãos, acesse agora o site da Caixa Econômica Federal e insira o número do NIS, juntamente com a senha solicitada. Se você não tiver uma senha cadastral, você precisa clicar em ‘’cadastrar senha’’ para continuar com o passo-a-passo. Você também precisará ter em mãos o seu Cartão Cidadão, se você não lembrar da senha, poderá informar o número do Título de Eleitor. Depois disso, faça o login, clique em ‘’Extrato Completo’’ que fica na aba ‘’FGTS’’. Após isso, irá aparecer uma nova aba onde você conseguirá verificar o número da carteira de trabalho além de outros dados.

Formas de recuperar os registros da carteira de trabalho

Boletim de Ocorrência

Quando você descobre que perdeu sua carteira de trabalho, você precisa imediatamente registrar um boletim de ocorrência, um método bastante simples hoje em dia, e pode ser feito na Delegacia Eletrônica, ou seja, de forma online.

Basta acessar o site da instituição, selecionar a ocorrência que no caso é a de perda de objetos. Após isso, você precisará preencher algumas informações do tipo: endereço, data e hora aproximada e local. Você precisará também informar alguns dados pessoais, como RG e CPF e descrever detalhadamente o ocorrido. Quando você terminar de preencher os requisitos, você irá receber através do seu e-mail um preenchimento, podendo um policial entrar em contato para garantir que o boletim de ocorrência é válido.

Solicitar uma nova carteira

Para solicitar uma nova carteira é muito fácil, basta comparecer a uma Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ou algum ponto de atendimento do trabalhador (PAT) para solicitar a segunda via do documento em questão.

Resgate de registros trabalhistas

Ao comparecer nos órgãos da sua cidade, agora você precisará resgatar os registros trabalhistas, para isso, você precisará levar os seguintes documentos: Recibo do FGTS e das suas férias, homologação, comprovante de seguro-desemprego e o contra-cheque.

A Superintendência só possui dados cadastrados a partir de 1976, registros anteriores não são recuperados. Nestes casos mais específicos, o trabalhador deverá entrar em contato com a empresa que atuou para pedir o repasse de informações para constar na nova carteira.

Retirar via

Na maioria das vezes, a carteira de trabalho fica pronta na hora, mas pra isso todos os documentos devem estar em ordem. 

Você pode também solicitar uma segunda via de sua carteira de trabalho caso ela seja danificada, ou quando todas as folhas forem preenchidas, dando continuação na mesma.

O que acontece com a empresa que perde a carteira de trabalho do funcionário?

Não existe uma indenização para o empregado, segundo a legislação. Porém, os Tribunais geralmente indenizam empresas que perdem carteiras de trabalho dos funcionários.

Esta indenização não é referente apenas ao dano moral, mas também pelo dano material. Pois, se o trabalhador perder meses de trabalho em uma nova empresa por conta do ocorrido, e se for comprovado, a antiga empresa poderá indenizar o ex- funcionário pelos meses perdidos. Os danos morais podem ser caracterizados devido à angústia que o trabalhador tem de não obter de volta o documento. Além disso, a dificuldade de se reintegrar ao trabalho pode abalar emocionalmente o empregado.

Gerador de QR Code

Jeito fácil e rápido para gerar QR Code a partir de Texto ou URL, você pode baixar o código e compartilhar, facilitando o acesso a informação que deseja mostrar.