Clique no ícone para atualizar

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A pessoa que possui ceratocone pode desenvolver miopia e o astigmatismo e é necessário avaliação médica para definir se realmente se trata desta doença ou de outra sendo uma doença rara e de caráter hereditário com evolução lenta. É uma enfermidade que atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil. Trata-se de uma enfermidade que pode ocorrer nos dois olhos e pode afetar a vida social do indivíduo que a possui.

O que é a ceratocone?

Ceratocone é uma doença que afeta o globo ocular e possui origem genética. 

Sua principal característica é uma deformação progressiva na córnea o que faz com que a pessoa enxergue de forma distorcida de maneira a trazer muito sofrimento a quem possui.         

O que é a ceratocone
Fonte/Reprodução: original

Trata-se de uma deformação no globo ocular onde este fica com o aspecto de um cone e a principal característica desta doença é a redução progressiva na espessura externa da córnea, a qual é “empurrada” para fora, transformando o formato do olho com o de um cone.

Existem alguns sintomas, porém nem todos que possuem a doença podem apresentar os sintomas. Dentre os sintomas mais comuns estão:

  • Fotofobia (grande sensibilidade à luz)
  • Dificuldade em enxergar em ambientes à noite
  • Diplopia (visão dupla)
  • Poliopia (quando os objetos vistos são multiplicados)

O tratamento desta enfermidade, se dá a partir do uso de óculos quando não for tão grave. Caso os óculos não sejam suficientes, é necessário o uso de lentes de contato para melhor ajuste da visão. Outras opções para tratamento são uso de anéis intracorneais ou anéis de Ferrara, muito utilizados para corrigir a curvatura da córnea.

Uma forma de prevenir a doença é indo ao oftalmologista com certa frequência, principalmente se há histórico da doença na família. É uma doença rara e seu aparecimento não possui um “porquê”, mas é possível tomar certos cuidados como além de realizar exames de vista, evitar coçar muito os olhos e tratar de doenças respiratórias como asma, rinite alérgica e outros tipos de alergias.

Quem tem ceratocone pode ter cegueira?                                             

O ceratocone não possui cura sendo irreversível, porém é possível através do tratamento, diminuir a sua progressão de forma acelerada. A doença pode sim deixar uma pessoa cega porém isso ocorre somente quando não há tratamento médico sendo o transplante de córnea a única solução.                        

Quais os direitos de quem tem ceratocone?

De acordo com a Lei nº 8.213/91, a Aposentadoria por Invalidez é um benefício concedido ao contribuinte do INSS que possua determinadas condições as quais o impeçam de trabalhar. Essa aposentadoria faz parte dos quatro tipos de aposentadoria que uma pessoa pode obter, pela Lei. 

No art. 42 está disposto que se o segurado for considerado incapaz e sem possibilidade de reabilitação para exercer atividade que garanta o seu sustento, ele poderá obter esse benefício enquanto permanecer nestas condições, sendo o período mínimo de carência de 12 meses. Porém, é importante salientar que o ceratocone não faz parte das doenças descritas pelo Ministério da Previdência social onde é isento o período de carência e se a incapacidade não for total e permanente, a pessoa poderá recorrer para obter auxílio-doença ao invés de aposentadoria por invalidez.

Sendo assim, para ter direito à Aposentadoria por Invalidez é necessário que a pessoa tenha sido acometida pela doença após começar a contribuir com a Previdência Social, observado também os 12 meses de carência, sendo esta o restante das contribuições mensais que a pessoa precisa fazer para obter certos benefícios. 

Para conseguir a aposentadoria é necessário um laudo pericial objetivo, considerando aspectos da vida social do indivíduo, se ele realmente possui debilidades ou não. 

É importante compreender que o ceratocone não possui nenhuma lei de amparo ou auxílio específica da doença, sendo a Aposentadoria por Invalidez ou o Auxílio Doença os meios possíveis para se obter um benefício legalmente. 

Se você deseja saber mais sobre quais são os seus direitos, continue acompanhando nossas matérias e se informando!  

Gerador de Palpites da Mega Sena

Mega Sena é o maior concurso da loteria federal brasileira, é realizada pela Caixa Econômica Federa, e pega milhões para quem acertar 6 dezenas, faça um palpite agora mesmo.