A arte e o artesanato são uma tradição brasileira. Representação interessante dos costumes e hábitos de várias regiões do país, essas obras não precisam se limitar às vendas tradicionais. Hoje, uma melhor compreensão de quais tipos de artesanato vendem melhor é fundamental para migrar esse comércio para um ambiente online.
Há uma grande variedade de obras e podem ter diferentes temas, estilos e materiais como base para a produção. Mudanças nesses detalhes tornam o mercado tão democrático e inclusivo. Na prática, isso significa que há espaço para todos os tipos de artistas. Na internet, a possibilidade de atingir um público maior é maior, resultando em muitas vendas.
Conhecer melhor o mercado de artesanato no Brasil é essencial para abrir uma loja online para vender seu próprio trabalho ou de vários artistas. Este artigo vai trazer tudo o que você precisa saber e abrir sua loja online.
Vale a pena vender artesanato?
A ideia de uma loja online de artesanato pode nos parecer estranha se pensarmos no e-commerce de sucesso que vimos até agora. Mas a pergunta deveria ser: por que não? Essa prática é uma tradição brasileira e é consumida em larga escala com diferentes métodos de produção nas mais diversas regiões do país.
O artesanato não precisa ser apenas um hobby ou uma atividade geradora de renda. Os artesãos são profissionais que aprendem a arte de se dedicar e usar seus talentos para fins comerciais. Se você faz um produto ou apenas quer vendê-lo, não há dúvida de que vale a pena vender artesanato.
A receita média desse mercado no Brasil é de 20 milhões de reais por ano. São números muito relevantes e mostram uma parte interessante de como esse volume de vendas pode ser alavancado. No entanto, para isso é necessário desenvolver um plano estratégico. Iniciar um negócio online requer preparação, pesquisa de mercado e ação!
Quais são os tipos de artesanato mais vendidos?
O tipo de artesanato não impõe nenhuma restrição aos materiais usados para fazer o trabalho. Uma das questões mais interessantes desse mercado é justamente essa diversidade. Você pode usar materiais mais refinados se quiser, mas também pode criar produtos incríveis usando matérias-primas recicladas, sugerindo um caminho mais sustentável.
Esta é uma escolha livre e não precisa ser corrigida. As lojas de artesanato on-line podem decidir se devem se concentrar em apenas um artesanato ou oferecer uma ampla gama de produtos. Para isso, o ideal é que você conheça os principais tipos de artesanato conhecidos hoje. Siga e veja as opções!
Artesanato com reciclagem
Um dos fundamentos do artesanato é o uso de materiais não convencionais ou materiais que não são comumente usados na arte. Isso torna o mercado mais inclusivo, reduz custos de produção e possibilita maior sustentabilidade. Nessa linha, a reciclagem de artesanato é uma das melhores ideias para explorar.
A proposta é produzir com base em matérias-primas recicladas, ou seja, materiais que já são outros produtos, que podem ser renovados para terem sobrevivência útil após serem descartados. A reciclagem de artesanato é uma proposta sustentável que também agrada ao público. E o preço pode ser ainda melhor!
Velas artesanais
As velas artesanais desempenham um papel importante neste mercado de artesanato. Apesar de terem o efeito de melhorar o ambiente, muitos deles são perfumados, por isso também podem ser usados como decoração. Com isso, os produtores têm investido em cada vez mais diferentes aromas, formatos e apresentações de produtos.
Hoje, você pode encontrar muitos fabricantes de velas artesanais bem-feitos na internet. Este é um produto atemporal! Afinal, quem não quer ter uma vela perfumada em casa para receber a família e os amigos nas reuniões? Dito isso, você pode explorar esse nicho e ganhar muito dinheiro!
Sabonetes artesanais e cosméticos
A produção de cosméticos também entrou nessa lista dos tipos de artesanato mais vendidos. O mercado cresceu muito nos últimos anos, impulsionado principalmente por influenciadores e criadores de conteúdo. Da mesma forma, os profissionais do artesanato estão sempre pesquisando diferentes maneiras de fornecer produtos úteis e satisfatórios.
No mercado de cosméticos, os sabonetes artesanais se destacam. Além disso, há hidratantes, esfoliantes naturais, batons e até maquiagem. A ideia é que esses produtos sejam produzidos usando apenas ingredientes naturais e orgânicos. Foi uma proposta de sucesso que ganhou mais adeptos ao longo do tempo.
Artesanato em EVA
Um dos principais tipos de artesanato mais vendidos é o EVA, que é uma folha de borracha que permite moldar diferentes formas e conteúdos. Criar requer inspiração para dar vida a personagens, ambientes e quaisquer outras coisas imaginativas. Normalmente, o EVA é usado para criar temas para festas infantis.
Em geral, o processo EVA abre muitas possibilidades de produtos, pois a borracha pode ser adaptada a qualquer estrutura. Assim você pode vender tachos e panelas personalizados, enfeites de cozinha, imãs de geladeira, chaveiros e muitos outros itens. É um dos materiais criativos mais democráticos e amplamente utilizados no artesanato.